A importância do uso da Maquiagem na autoestima da mulher
- Carla Queiroz
- 5 de fev. de 2018
- 3 min de leitura

Oi meus amores!!!
Hoje vim falar de um assunto muito importante pra vocês, Autoestima.
Como você já sabem, eu sou apaixonada por maquiagem né! E esse mundo que eu tanto amo, realmente mudou a minha vida de várias formas, me trouxe alegria, auto astral, uma autoestima mais elevada, conhecimento e mais que tudo, saúde mental. E como Psicóloga que também sou, não poderia deixar de falar sobre isso com vocês.
Sabemos que muitas mulheres passam por diversas situações de sofrimento na vida, algumas são vítimas de doenças como o câncer e violência doméstica, depressão pós parto, além de várias outras situações conflitantes.
Fatores como estes, são determinantes para a autoestima de uma mulher, onde ela acaba deixando de lado sua individualidade e sua essência.
A maquiagem tem esse poder comprovado! Com ela você pode resgatar e realçar, o melhor que há em você.
Sabemos que a beleza não é tudo no mundo. Mas é imprescindível para o seu bem estar e olhar-se no espelho com aquele ar de quem está com todo o poder nas mãos para conquistar o mundo!
Hoje eu trouxe pra vocês um texto super maravilhoso, da minha querida amiga e colega de profissão, a psicóloga Jéssica Elane sobre a "A importância do uso da Maquiagem na autoestima da mulher".
Então, confere aí o que ela fala sobre o assunto.

Por Jéssica Elane Moreira Ferreira
Psicóloga clínica CRP - 10/04507
O mundo contemporâneo está cada vez mais exigente, seja no mercado de trabalho, seja na boa aparência física. Com tantas evoluções tecnológicas e mudanças nos padrões de estética, as mulheres cada vez mais estão sendo cobradas pela sociedade e por si mesmas em manter um olhar satisfatório e agradável sobre sua imagem.
Quando aquilo que serve no reflexo do espelho não gera bem estar e satisfação, muitas mulheres desenvolvem quadros depressivos e até mesmo tem crises de ansiedade. Todo sentimento de insatisfação gera uma angústia que aos poucos vai roubando o prazer e a alegria de viver a vida de uma forma saudável e altruísta; a automaquiagem diária vai deixando de ser algo prazeroso e até mesmo o simples hábito de passar o batom vai ficando de lado.
Em alguns casos clínicos que pude acompanhar, também aconteceu o inverso, pacientes que adoravam se maquiar e se produzir ao passar por problemas psicológicos e emocionais perderam completamente o gosto de se embelezar, a tristeza e o desânimo ofuscaram completamente o prazer de se olhar no espelho, o que refletia diretamente não só na sua qualidade de vida, mas também na sua autoestima.
Todas nós mulheres sabemos o quanto uma maquiagem tem poder transformador, pois através dela é possível ressaltar a beleza já existente e até mesmo esconder as imperfeições indesejadas. O hábito de usar maquiagem gera na mulher um sentimento de autoconfiança, erradia luz e brilho natural o que faz sentir-se mais feliz e realizada.
Do mesmo modo que as pessoas vestem roupas diariamente na busca de se adequar a uma ocasião, a sua personalidade e as imagens que querem ou precisam passar para os outros, a maquiagem também possibilita uma grande vantagem no que se refere à possibilidade de mudar todos os dias as cores e estilos de maquiagem, por esse motivo, a autoestima não pode ser deixada de lado, o gostar de si mesma é o primeiro passo para se ter uma vida saudável e feliz.
Em um estudo encomendado pela Procter & Gamble (empresa que vende cosméticos), descobriu-se que os homens classificaram as mulheres
maquiadas como mais confiantes e inteligentes, isto é, maquiar-se torna um bom recurso para ampliar as chances de obter prestígio e sucesso profissional.
Projetos sociais realizados dentro de hospitais mostram o quanto é possível causar uma transformação física e emocional em pacientes com câncer. Após o diagnóstico da doença, muitas mulheres preferem se isolar por acharem que serão excluídas da sociedade durante o tratamento, o impacto direto no visual acaba afetando a autoestima das pacientes, por esse motivo as oficinas de beleza tem objetivo de resgatar a vaidade perdida e fazer com que cada participante se sinta viva e bonita.
Desta forma é possível constatar que a maquiagem é uma importante ferramenta para auxílio da evolução terapêutica clínica, bem como, acompanha diariamente as mulheres que gostam de se cuidar e serem notadas por todos de seu convívio.
O zelo com a aparência física é imprescindível para que todas as mulheres se sintam cada vez mais capazes de voar alto, conquistar seus desejos e realizar seus sonhos. Cuidar de si mesma é valorizar sua beleza e ressaltar seu potencial através daquilo que se expressa, seja por atitude, seja por um rosto belissimamente produzido.
Opmerkingen