top of page

Aprenda a falar Klingon, a mais famosa língua em Star Trek



Como alguns de vocês já sabem, sou apaixonada por filmes e séries. Sou completamente fascinada pela ciência, tecnologia e seres de outros planetas. Um dos meus filmes preferidos é a franquia Star Wars. Sempre que posso vejo os filmes, compro produtos para casa e artigos de decoração.

Sempre assisti os filmes da franquia pela tv, videos que eu locava ou baixava pra poder acompanhar. Mas nunca tinha tido o prazer de assistir os filmes nos cinemas. Pois, eu morava numa cidade do interior, onde não tinha cinema.

Mas em 2015 isso mudou, pois, eu tive o prazer de ver uma estreia de Star Wars no cinema mesmo!! Nossa, foi muito emocionante! Me senti realizada, e quando vi o retorno de Carrie Fisher, chorava mais ainda! Pode até parecer bobagem, mas só quem é fã, sabe como é essa sensação.


Tenente-Comandante Spock

Entre os fãs de Star Trek e no mundo Geek a linguagem deste povo é bastante conhecida e praticada. Não é tão simples para se aprender, mas com esforço e dedicação você consegue. Na série recém estreada Star Trek Discovery os klingons foram "melhorados", e confesso que gostei mais dessa imagem personificada do que da antiga. Mas uma coisa que nunca muda é a língua klingon.

O klingon (tlhIngan) é uma língua artística criada pelo linguista Marc Okrand para os filmes baseados na série americana de televisão Star Trek (Jornada nas Estrelas, no Brasil). Alguns fãs da série estudaram e aprenderam a falar fluentemente a língua, e existem também publicações em Klingon. Por ser um idioma artificial, essa língua não tem falantes que a tomam como primeira língua, só como segunda língua, ou seja, os falantes desse idioma têm outras línguas como língua-mãe, como o inglês por exemplo.


Tenente Comandante Worf

Eu mesma, comecei a estudar e praticá-la a pouco tempo, e ainda estou um pouco longe de dominá-la completamente. Sei que muitos assim como eu, gostariam de aprender esta língua. Pensando nisso, hoje vim trazer um pouquinho desse mundo estelar para você que também é fascinado e quer aprender um pouco mais sobre essa raça e a falar em klingon.

Então, Ha' (vamos lá!).

 

A Raça e Fisiologia dos Klingons

FISIOLOGIA KLINGON

A característica mais evidente de um klingon são suas reentrâncias na testa, formando um aglomerado de peles. A beleza klingon é qualificada de acordo com a quantidade de rugas na testa. Outra característica é a ausência de dutos lacrimais. Isso também contribui para que sua imagem perante os terráqueos pareça fria e desinteressada, quando na verdade o klingon possui uma grande carga de sentimentos desencadeada por sua educação e modo de vida incansável. Seu sangue possui cor rosa, e sua constituição física supera em muito a dos outros humanóides. Seu coração possui uma camada extra de musculatura, que serve tanto para proteção como para proporcionar mais força. Seu tórax também possui um revestimento extra de tecido protetor.

CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS A civilização Klingon inteira está baseada no conceito de Honra e na Reputação de Família (Muito semelhante ao antigo sistema feudal japonês da Terra). A realização e coroamento glorioso da vida de qualquer Klingon é morrer com honra, e preferivelmente em uma batalha honrada e gloriosa.

APARÊNCIA KLINGON Foram observados duas aparências para os klingons ao longo dos primeiros contatos com a Federação. Em 2151 foi efetivamente o primeiro contato com a raça, quando um klingon caiu acidentalmente na Terra, obrigando ao governo da Terra enviar um nave para devolve-lo a Kronos. A aparência até aquele momento era semelhante a atual com as reentrâncias na testa. Depois em 2268 vimos os klingons com a testa lisa e uma forma mais parecida com os humanos. Entretanto em 2271, um transmissão klingon foi interceptada pela Estação Episilon 9, quando da incursão de V'Ger no espaço da Federação, mostrando a real face dos klingons, novamente com as reentrâncias na testa. Existem várias explicações para esta situação, mas assumimos a explicação oficial publicada no livro "Star Trek Science Logs" de André Bormanis (consultor de ciências para Deep Space 9 e Voyager, numa posição similar àquela ocupada por Rick Sternbach e Mike Okuda), e diz:

"Os Klingons reconheceram, em alguma parte do final do século 23, que uma classe de guerreiros melhorados pela engenharia genética seriam mais efetivos em batalhas, e então produziram e criaram uma classe de guerreiros superior."

 

Como Falar Klingon

Caso você esteja buscando impressionar seus amigos Trekkers ou simplesmente queira se aprofundar ainda mais no universo Star Trek, então considere aprender a língua Klingon. Ela pode não ser uma língua “verdadeira” no sentido tradicional, mas é muito real no fato de possuir sua própria gramática e estrutura. Para uso casual, você pode focar seus esforços em aprender algumas frases principais.

Existem várias fontes disponíveis caso queira aprender a língua em maiores detalhes, tradutores online como por exemplo o Tradukka, aplicativos para celulares na PlayStore ou Google Play como o "Write It! Klingon", tutoriais no Youtube e muito mais.

Antes de mais nada, o essencial é conhecer o alfabeto klingon e suas peculiaridade. Então você já pode ir treinando a escrita de cada letra.


 

Aqui tem 11 passos para você aprender a falar klingon, dicas, formas de pronunciação e aplicações em frases.

PRINCIPAIS FRASES

Parte 1: Certifique-se de pronunciar corretamente as letras em Klingon.

  • As letras "b," "ch," "j," "l," "m," "n," "p," "t," "v," e "w", em caixa-baixa, são pronunciadas em Klingon da mesma forma que em português.

  • O “a” minúsculo é pronunciado “á”.

  • O “e” minúsculo é pronunciado “é”.

  • O “I” maiúsculo é pronunciado como “í”.

  • O “o” minúsculo é pronunciado como “ô”.

  • O “u” minúsculo é pronunciado como “ú”.

  • O “D” maiúsculo deve ser pronunciado tocando a ponta da língua no ponto mais alto da boca – evite tocar a língua perto dos dentes.

  • O “H” maiúsculo é um som áspero feito pela garganta, semelhante ao “h” em Alemão. Deixe-o mudo. Similarmente, o som “gh” é considerado uma letra em Klingon. Produza-a gargarejando – dando voz ao “H” Klingon.

  • O “ng” é tratado como uma única letra em Klingon, mas é pronunciado do mesmo jeito que “ng” em português.

  • O “q” minúsculo é semelhante ao “k”, mas é produzido mais ao fundo da garganta. Sua língua deve tocar a úvula, ou a abertura da garganta. O “Q” maiúsculo, por outro lado, é semelhante ao “q” minúsculo, mas é imediatamente seguido pelo som de “H” Klingon.

  • O “r” minúsculo é semelhante ao “r” em Inglês, só que a língua se enrola um pouco mais.

  • O “S” maiúsculo é semelhante ao som de “sh”, mas é feito ao mover a língua perto do céu da boca, e não dos dentes.

  • O “tlh” é tratado como uma única letra em Klingon. Comece produzindo um som de “t”, mas baixe a língua para que ela atinja as laterais da boca. A partir daí, silve o som de “I”.

  • o “y” minúsculo é pronunciado como “í”.

  • O apóstrofo (‘) é tratado como uma letra. Ele tem o mesmo som produzido por palavras que começam com vogal, como “ú” ou “á”. O som é, essencialmente, uma pausa curta na garganta. Em Klingon, isso pode ser usado no meio da palavra.

 

Parte 2: Cumprimente outros Trekkies com um duro “nuqneH”.


Ele é o equivalente à “olá”, mas a tradução mais próxima é “O que você quer?”.

Como um todo, a língua é feita para ser falada em tons forçados e guturais. Cada letra tem um jeito todo próprio de ser pronunciada. Você precisa estudar como pronunciar as letras corretamente antes de poder falar palavras inteiras.

 

Parte 3: Responda perguntas com "HIja'" ou "HISlaH" ou com "ghobe". A primeira significa “sim”, enquanto que a última significa “não”.


 

Parte 4: Demonstre sua compreensão com "jIyaj". Traduzido diretamente, isso significa “Eu compreendo”. Similarmente, "jIyajbe" significa “Eu não compreendo”.


 

Parte 5: Expresse aprovação com "maj" ou "majQa". O primeiro significa “Bom!”. O último significa “Muito bom!”.


 

Parte 6: Pergunte a um Trekkie amigo se ele ou ela pode falar Klingon ao perguntar "tlhIngan Hol Dajatlh’a". Isso literalmente significa “Você fala Klingon?”. Se alguém lhe fizer essa pergunta e você não sentir confiança em suas habilidades verbais, responda: "tlhIngan Hol vIjatlhaHbe", que significa “Eu não posso falar Klingon”.


 

Parte 7: Demonstre sua honra ao dizer "Heghlu'meH QaQ jajvam". Isso pode ser traduzido como“Hoje é um bom dia para morrer”, sendo uma frase valorizada na cultura Klingon.


 

Parte 8: Afirme que você é Klingon com um alegre "tlhIngan maH!". A frase pode ser traduzida como “Nós somos Klingons!”. Semelhantemente, você pode usar "tlhIngan jIH" para afirmar “Eu sou Klingon”.


 

Parte 9: Peça a localização de um banheiro com "nuqDaq 'oH puchpae". Toda raça precisa passar no banheiro ocasionalmente, e Klingons não são exceção. Se você não puder localizar o banheiro mais próximo na convenção em que está, diga essa frase a um Trekkie falante de Klingon. A frase pode ser traduzida como “Onde é o banheiro?”.


 

Parte 10: Pergunte as horas com "arlogh Qoylu'pu'?". A frase pode ser traduzida diretamente como “Que horas são?”. Mais literalmente ainda, ela significa “Quantas horas já foram escutadas?”.


 

Parte 11: Insulte novamente com "petaQ". A palavra também poderia ser escrita como "p'tahk", "pahtk", "pahtak" ou "p'tak". O termo é um insulto comum sem tradução direta para o Português – ainda que possa ser associada com “tolo”, “covarde” ou “pessoa pouco honrada”. Use-a para descrever alguém que não tenha Espírito Guerreiro.


E aí! Gostaram?

Espero que tenham gostado e aprendido um pouco sobre os klingons. Quem sabe agora você não se torna um(a) mestre(a) nesta língua.

until veb qep

Comments


  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

© 2023 por Tipo Diva Blog | Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page